Membros:
Anna Carolina Consolim Ribeiro
Aristeu A. Martins
Anselmo Moralez
Alfredo Ferrari de Souza
José Adão de Marcena
João Grilo
Luiz Antonio Milani
Maria Rosa Moralez
Sonia Maria dos Santos C. Lima
Waldemar Correa
Comissão:
Adriana Martins Henrique
Anna Carolina Consolim Ribeiro
Ana Paula Unti Machado
Arlete Ap. Pelizario
Flavio Gasperoto
Juliana Padilha Escarmen
Giesela Helios Freitas
Gustavo Ramalho da Rocah Sanches
Luiz Antonio Milani.
Tanto os Membros e Comissão trabalham juntos visando as metas do município verde azul, o município está em busca desde selo.
Alguns projetos
- Recicla Já!
Parceria entre a Granol - LTDA e a Prefeitura Municipal é um projeto que visa a coleta de óleo de cozinha já que se descartado de maneira incorreta é altamente prejudicial ao meio ambiente.
Juntando 4litros de óleo usado em garrafas PET troque por uma lata de óleo novo.
Locais de troca : Prefeitura Municipal e Cras.
Cantinho Verde
É um espaço que foi criado na biblioteca Municipal organizado para pesquisa de assuntos relacionados ao meio ambiente.O objetivo fomentar o interesse nos assuntos relacionados a preservação do meio ambiente , criando laços com a natureza e a transferência dessas noções para o bom uso dos recursos naturais.
As 10 diretivas
A adesão dos municípios ao Protocolo Verde é voluntária. Seu endosso resulta no comprometimento com uma agenda de 10 diretivas ambientais. São elas:
1. Esgoto Tratado
Realizar a despoluição dos dejetos em 100% até o ano de 2010, ou, sendo financeiramente inviável, firmar um termo de compromisso com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, comprometendo-se a efetivar o serviço até o final de 2014.
2. Lixo Mínimo
Estabelecer no município gestão que garanta inexistência de qualquer tipo de disposição irregular de resíduos sólidos e promover coleta seletiva e a reciclagem do resíduo gerado no município.
3. Mata Ciliar
Participar em parceria com outros órgãos públicos e entes da sociedade da recuperação de matas ciliares, identificando áreas, elaborando projetos municipais e viabilizando e execução de outros projetos com este fim.
4. Arborização urbana
Programar, aprimorar as áreas verdes municipais, diversificando a utilização das espécies plantadas e garantir a manutenção destas áreas e o suprimento de mudas destinadas à re-vegetação de áreas degradadas e para arborização preferencialmente de espécies nativas e frutíferas.
5. Educação ambiental
Estabelecer programa de educação ambiental na rede de ensino municipal, promovendo a conscientização da população a respeito das ações da agenda ambiental e participar em parceria das iniciativas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
6. Habitação sustentável
Definir critérios de sustentabilidade na expedição de alvarás da construção civil, restringindo o uso de madeira nativa, principalmente oriunda da Amazônia e favorecendo o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias para economia de recursos naturais.
7. Uso da água
Implantar um programa municipal contra o desperdício de água e apoiar mecanismos de cobrança pelo uso da água em sua bacia hidrográfica, favorecendo e se integrando ao trabalho dos Comitês de Bacia.
8. Poluição do ar
Auxiliar o governo no controle da poluição atmosférica, especialmente no controle das emissões veiculares de fumaça preta nos veículos a diesel da prefeitura e nos prestadores de serviço do município, além de participar de demais iniciativas na defesa da qualidade do ar.
9. Estrutura ambiental
Constituir na estrutura municipal executiva, órgão responsável pela política ambiental, sendo que nos municípios com população superior a 100 mil habitantes seja estabelecida uma Secretaria de Meio Ambiente e garantir a capacitação do corpo técnico que compõe esta estrutura.
10. Conselho de Meio Ambiente
Constituir órgão de representação e participação da sociedade, de caráter consultivo, deliberativo e paritário, envolvendo a comunidade na agenda política administrativa ambiental local.